Grupo Ruah

Por que estudar música?

Para crescer musicalmente é preciso sempre estar disposto a aprender

 

Essa é uma pergunta que divide muitas opiniões entre músicos e artistas: a necessidade ou não de se estudar música (teoria musical) para um crescimento como músico e artista.

 

Realmente, muitos de nós conhecemos e/ou convivemos com diversos casos de artistas que se aventuraram no mundo artístico e musical autodidata mente, revelando muitas vezes uma realidade bem “clara” a todos nós: música é um dom, que floresce mesmo em condições e maneiras não favoráveis a acontecê-lo. E quem negaria o dom e exímio talento musical deles? Ao mesmo tempo, o que dizer de músicos, arranjadores, maestros, que desde sua infância foram se aventurando no universo musical através de cursos, escolas, conservatórios, universidades e tendo literalmente: aprendido a música e é claro através da educação ter revelado possuidores de um dom e talento musical impressionante que outrora não se sabiam possuidores?

 

A questão está no equilíbrio. Uma coisa não desmerece a outra, o autodidata não é menos músico e/ou artista que o acadêmico e que como se diz no popular: “leitor de bolinhas”. Ao contrário, mesmo o músico acadêmico precisa trazer o dom, a paixão, o talento para a música, talvez ele só descubra que o possui quando começar a se aventurar no seu contato e aprendizado; enquanto ao autodidata, o que aprendeu sozinho, pelo seu próprio método, nunca é tarde para conceitualizar e aprofundar os seus conhecimentos e assim através dos séculos e séculos de evolução e crescimento do método, teoria e conceitos musicais, ampliar seu repertório, sua conscientização do que faz e profundidade de seu dom.

 

Ninguém perde em aprender mais, quem já se acha pronto e sabedor o suficiente do que faz, na verdade nem começou ainda a aprender. Por isso se você é músico, vale a pena sempre voltar a estudar, se atualizar, crescer, aprofundar o que já sabe. Se você aprendeu sozinho, não exite em buscar se aprofundar e dar nome ao que você já sabe você verá que não é difícil, nem complicado, para você será até mais fácil.

Bons estudos para você…

 

Enilson Benicio

Membro da Comunidade Canção Nova

 

Fonte: http://blog.cancaonova.com/musicadedeus/por-que-estudar-musica/

Nenhum comentário