Desde 2006 o Grupo Ruah se dedica à animação musical de celebrações litúrgicas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, comunidade com mais de 40 anos de existência na cidade de Londrina-PR.
A missão surgiu por necessidade de ministros de música na santa missa dominical das oito horas da manhã. Na época, um dos ministérios da Paróquia, que tocava neste horário, não pôde mais assumir a celebração e, a convite do padre Romão Martins, pároco da igreja, Wellington Moreira passou a animar a celebração apenas com voz e violão.
Com o tempo, alguns cantores, como o integrante Claudio Koyama, começaram a perceber que poderiam ajudar e se ofereceram para cantar junto com ele que, desde o princípio, idealizava um ministério de música que pudesse trabalhar a serviço da Igreja combinando qualidade musical e profunda espiritualidade.
Mais à frente chegaram um baterista (André Paulino) e um baixista (Flavio Moura), fazendo com que o ministério começasse a ganhar corpo. A partir daí, surgiu também a oportunidade de animar a santa missa dominical das 18h e com o reforço do guitarrista Felipy Andrade e mais três vocais femininos (Miriam Hosokawa, Luciana Barbosa e Thaysa Karolina) o grupo finalmente se firmou e passou a se dedicar, além das animações da santa missa, à formação litúrgica de outros grupos da paróquia.
Um dos frutos deste trabalho pastoral do Ruah é que o grupo começou a criar composições próprias para a santa missa. Numa reunião de ministério, em roda, todos os integrantes compuseram uma primeira música intitulada “Vai começar a missa”, que inclusive dá nome a este primeiro CD. Com uma levada alegre e empolgante, os demais ministérios da paróquia se interessaram pela canção e logo também começaram a tocá-la.
Deste momento em diante o Grupo Ruah notou que há um espaço a ser preenchido na música católica – o de canções com uma batida moderna e jovial para as santas missas -, e passou a se dedicar mais às composições próprias com total vínculo litúrgico. As demais canções deste primeiro CD foram escritas por Wellington Moreira e contaram com os arranjos instrumentais do guitarrista Felipy Andrade, além dos arranjos vocais de Luciana Barbosa e Miriam Hosokawa, todos eles integrantes da banda.
Tendo por missão alcançar o músico católico de todas as regiões do país e que constantemente busca novos cantos litúrgicos para animar a santa missa em sua comunidade, o Grupo Ruah traz neste CD quatorze faixas que possuem mensagens fundamentadas na Bíblia e compassos ideais para a Santa Missa.